Foram encontradas 124 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Supondo que nenhum outro fator, senão os obstáculos, interferiu na energia do projétil, é correto afirmar que E2 corresponde, de E0 , a
A scooter passa pelo ponto A a uma velocidade de 72 km/h, dirigindo-se ao ponto B sob ação exclusiva da gravidade, sem interferência de agentes dissipativos. O ponto B é o de máximo alcance desse veículo. A aceleração da gravidade é admitida com o valor de 10 m/s2. Nessas condições, a altura h de B em relação a A e a aceleração de retardamento do movimento deverão ser, respectivamente, de
A aceleração vetorial do móvel no ponto A está melhor representada em
Três cargas numericamente idênticas estão dispostas nos vértices de um quadrado, como se mostra no diagrama a seguir.

Assinale a alternativa em que o campo elétrico resultante no ponto P está melhor representado.
Um raio de luz, que está se propagando no ar, incide em uma placa transparente com um ângulo de 45º, de acordo com a figura a seguir.

Considerando que sen 45º = 0,7 e sabendo que a c = 3 . 108 m/s, é correto afirmar que a velocidade da luz na placa transparente é igual a aproximadamente:
Um jogador de futebol chuta a bola em direção ao gol com um ângulo de 30º com a horizontal e velocidade inicial de 20 m/s.

O pé do jogador mantém contato com a bola durante 0,060 s, a massa da bola e igual a 0,3 kg e a aceleração da gravidade é igual a 10 m/s2 .
A partir dessas informações, é correto afirmar que a força média que atua sobre a bola devido ao chute e que a altura máxima que a bola alcança, respectivamente, são iguais a:
Um feixe de elétrons passa entre os polos de um ímã, como se pode observar de forma simplificada na figura a seguir.

O sentido da força aplicada sobre os elétrons será para
Uma luz não polarizada de uma lâmpada passa por um polarizador, como se pode observar na figura a seguir.

Após a primeira polarização, a intensidade da Luz medida é I0 .
O ângulo entre o Polarizador e o Analisador (segundo polarizador), para que a intensidade final da luz seja I0/4, deve ser igual a:
Na Inglaterra, anualmente, ocorre a Corrida do Queijo. Nesse evento, são lançados sucessivos queijos em formato redondo, do alto de uma colina, íngreme e irregular. Os queijos descem rolando, e os concorrentes descem correndo para alcançá-los.
Supondo que a altura máxima da colina seja igual a 60 metros e que o queijo seja lançado a partir do ponto A com velocidade igual a 18 km/h, assinale a alternativa correta em relação à velocidade com que ele chegará ao ponto B.
Desconsidere a resistência do ar e o atrito com o solo. Adote g = 10 m/s2.

Com o objetivo de observar a influência da profundidade na pressão de um líquido e determinar a densidade de líquidos não miscíveis, a professora de laboratório propôs o seguinte experimento.
Três líquidos de densidade diferentes foram dispostos em um tubo em U conforme mostra a figura a seguir.

O líquido 1 é o Hexano, de densidade desconhecida pelos alunos. O líquido 2 é a água, com densidade igual a 1 g/cm3, e o líquido 3 é o óleo, com densidade igual a 0,9 g/cm3 .
A densidade do Hexano, em g/cm3, calculada pelos alunos, é igual a:
Considere o circuito ideal de associação mista representado a seguir, formado por três lâmpadas de resistência R1 , R2 e R3 , uma fonte de tensão V ideal e uma chave S inicialmente aberta.

Assinale a alternativa correta em relação ao brilho das lâmpadas de resistência R1 e R2 ao fechar a chave S.
Uma substância desconhecida, inicialmente no estado sólido, foi aquecida por uma fonte de potência constante até o estado de vapor. O gráfico a seguir representa a curva de aquecimento dessa substância e permite observar a variação da sua temperatura em função do tempo.

Assinale a alternativa que compara corretamente o calor específico cS, cL e cV no estado sólido, líquido e gasoso, assim como o calor latente LF e LV de fusão e vaporização.
Quatro bolas de mesma massa foram simultaneamente lançadas do topo de um edifício, de uma altura h, em relação ao solo. Cada uma delas numa direção, todas com a mesma velocidade inicial. Despreze a resistência do ar.

Ao atingirem o solo, as bolas que terão a menor e a maior componente vertical da velocidade, respectivamente, são:
O gráfico a seguir descreve a variação da velocidade em função do tempo de um objeto lançado verticalmente para cima.

O deslocamento e a distância percorrida pelo objeto após 6 segundos são, respectivamente:
O valor da corrente ix é igual a
A tabela apresenta o coeficiente de dilatação térmica linear de alguns materiais.
Considere duas hastes metálicas, P e Q, que apresentam, à temperatura T0, comprimentos d e 2d, respectivamente. Quando a temperatura dessas hastes é aumentada para T, seus comprimentos aumentam de um mesmo valor Δd.
Considerando apenas os materiais listados na tabela, as hastes P e Q são constituídas, respectivamente, por
Considere que o sistema físico seja formado por bloco, mola e Terra e que as forças de resistência sejam desprezíveis. Enquanto o bloco oscila, ocorrem variações nos valores das energias

Quando o pêndulo passa pela posição em que o ângulo formado entre seu fio e a vertical é θ/2 a energia cinética desse pêndulo é igual a