Questões da Prova Exército - 2016 - CMCG - Aluno do Colégio Militar - Matemática (EF)

Foram encontradas 2 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q700508 Matemática

TEXTO III


Com 19 medalhas, Brasil fecha Rio 2016 em 12º e não cumpre meta estabelecida pelo COB


As olimpíadas no Rio de Janeiro tiveram a melhor participação brasileira tanto em colocação no quadro de medalhas quanto em número absoluto de pódios.

A meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) de terminar no top-10 (até a décima colocação, inclusive, mesmo que empatado com outros países) dos Jogos do Rio não foi cumprida, mas o País aproveitou o fator casa para obter o melhor resultado da sua história e mostrou capacidade de brilhar em modalidades em que não tem tanta tradição.

Com 19 pódios, sendo sete ouros, seis pratas e seis bronzes, o Time Brasil terminou, empatado com a Holanda, em 12º lugar do quadro na contagem que leva em conta o número total de medalhas, que foi o critério estabelecido pelo COB.

O Time Brasil demorou a engrenar, mas acabou batendo o recorde de medalhas de Londres2012 (17) e de ouros de Atenas-2004 (5). 


(Disponível em: <http://www.otempo.com.br/hotsites/olimp%C3%ADadas-2016/com-19-medalhas-brasil-fecha-rio-2016-em-13%C2%BA-e-n%C3%A3o-cumpre-meta-1.1359376>. Acesso em: 25 ago. 2016. Adaptado.)

Com base no TEXTO III e utilizando os dados contidos na Tabela 1, podemos afirmar que a quantidade mínima de medalhas que faltaram para que o Brasil atingisse a meta estabelecida pelo COB foi de:
Alternativas
Q700507 Matemática
TEXTO II
Rio 2016: Militares conquistam 68% das medalhas brasileiras
      Brasília, 22/08/2016 – Um resultado de superação. É esse o balanço da atuação do desporto militar brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Ministério da Defesa ultrapassou as metas estabelecidas de classificar 100 atletas militares e conquistar 10 medalhas. Os números foram superiores a Londres, em 2012, e a soma chegou a 145 militares integrantes do Time Brasil que alcançaram 13 medalhas.
     Com 19 medalhas, o Brasil teve o melhor desempenho da história em Olimpíadas. A contribuição das Forças Armadas para esse alcance foi de 68% dos pódios. Os medalhistas brasileiros que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), do Ministério da Defesa, se destacaram nas competições.
   Os sargentos da Marinha, Rafaela Silva (ouro no judô), Mayra Aguiar (bronze no judô), Robson Conceição (ouro no boxe), Martine Grael e Kahena Kunze (ouro na vela), Alison e Bruno (ouro no vôlei de praia) e Ágatha e Bárbara (prata no vôlei de praia); os sargentos do Exército, Felipe Wu (prata no tiro esportivo), Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática) e Rafael Silva (bronze no judô); e os sargentos da Força Aérea, Arthur Nory (bronze na ginástica artística), Maicon Siqueira (bronze no taekwondo), Arthur Zanetti (prata na ginástica artística) e Thiago Braz (ouro no atletismo), foram os medalhistas representantes das três Forças.
(Disponível em:<http:www.defesa.gov.br/noticias/23696-rio-2016-militares-conquistam-68-das-medalhas-brasileiras> . Acesso em: 25 ago. 2016. Adaptado.)

Tabela 1
Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

(Disponível em:<https://www.rio.2016.com/quadro-de-medalhas-de-paises> . Acesso em: 25 ago. 2016.) 

Observação:
Note que na tabela 1, o critério de classificação é definido pelo total de medalhas de ouro. Caso haja empate no número de medalhas de ouro, o segundo critério é o número total de medalhas de prata e, por fim, persistindo o empate, o número total de medalhas de bronze.
De acordo com o TEXTO II e a Tabela 1, podemos afirmar que, caso os atletas brasileiros medalhistas representantes das três Forças Armadas não tivessem participado dos jogos olímpicos RIO 2016, a classificação final do Brasil na tabela 1 seria a:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B