Questões da Prova VUNESP - 2010 - PM-SP - Aspirante da Polícia Militar

Foram encontradas 7 questões

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Q724305 Literatura

Leia os versos de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa.

Quando, Lídia, vier o nosso Outono

Com o Inverno que há nele, reservemos

Um pensamento, não para a futura

Primavera, que é de outrem,

Nem para o estio, de quem somos mortos,

Senão para o que fica do que passa –

O amarelo atual que as folhas vivem

E as torna diferentes.

Nesses versos, as estações do ano constituem metáforas pelas quais o eu lírico

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Q724302 Literatura

Instrução: O texto a seguir é base para a questão.

    Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.

    Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém na mesma delicadeza do porte esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade nos relevos.

    Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência* juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha** de róseo matiz. A dela era assim.

    Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela se preparava para sua celeste ascensão.

(José de Alencar, Diva.)

* Pubescência: puberdade.

** Escumilha: borda sobre escumilha (tecido).

Sobre a perspectiva de descrição da personagem, é correto afirmar que o narrador tem um enfoque
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Q724301 Literatura

Instrução: O texto a seguir é base para a questão.

    Não é possível idear nada mais puro e harmonioso do que o perfil dessa estátua de moça.

    Era alta e esbelta. Tinha um desses talhes flexíveis e lançados, que são hastes de lírio para o rosto gentil; porém na mesma delicadeza do porte esculpiam-se os contornos mais graciosos com firme nitidez das linhas e uma deliciosa suavidade nos relevos.

    Não era alva, também não era morena. Tinha sua tez a cor das pétalas da magnólia, quando vão desfalecendo ao beijo do sol. Mimosa cor de mulher, se a aveluda a pubescência* juvenil, e a luz coa pelo fino tecido, e um sangue puro a escumilha** de róseo matiz. A dela era assim.

    Uma altivez de rainha cingia-lhe a fronte, como diadema cintilando na cabeça de um anjo. Havia em toda a sua pessoa um quer que fosse de sublime e excelso que a abstraía da terra. Contemplando-a naquele instante de enlevo, dir-se-ia que ela se preparava para sua celeste ascensão.

(José de Alencar, Diva.)

* Pubescência: puberdade.

** Escumilha: borda sobre escumilha (tecido).

Sobre o texto, afirma-se que I. apresenta a mulher, objeto de adoração, idealizada e descrita de forma inacessível, como sugerem os termos: puro, altivez, rainha, anjo, sublime, excelso, ascensão; II. critica os costumes da sociedade da época, a exemplo da maioria dos romances românticos do século XIX; III. se vale de uma linguagem simples e popular, o que era comum aos escritores do momento literário a que Alencar pertenceu. Está correto o contido em
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Q724299 Literatura

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

Considerando as relações entre as palavras nas frases, os dois últimos versos do Texto I, sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido, podem ser reescritos da seguinte forma:
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Q724298 Literatura

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

A ideia comum aos dois textos é que
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Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: D