O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009995 Odontologia

Segundo COHEN (2011), o clínico deve estar familiarizado com os vários caminhos que os canais seguem até o ápice. O sistema de canais pulpar é complexo, os canais podem se ramificar, se dividir e se fusionar novamente. O conhecimento da morfologia do canal radicular convencional e suas frequentes variações é um requisito básico para o sucesso endodôntico. Julgue as afirmativas abaixo em relação à anatomia dos canais radiculares e marque a opção correta:


I – Canais acessórios são canais diminutos que se estendem nas direções horizontal, vertical ou lateral da polpa para o periodonto. Em 11% dos casos, eles são encontrados no terço apical da raiz; em 15% dos casos, no terço médio e, em 74%, no terço cervical.

II – Na classificação de Vertucci, a configuração Tipo VI é aquela em que dois canais separados deixam a câmara pulpar, fundem-se no corpo da raiz e finalmente se dividem novamente em dois canais distintos próximo ao ápice (2-1- 2).

III - O exame do soalho da câmara pulpar pode revelar pistas da localização de orifícios e do tipo de sistema de canais presentes. É importante ressaltar que, se apenas um canal estiver presente, ele comumente está localizado no centro do acesso.

IV - Sempre que a raiz possuir dois canais que se unem para formar um, o canal lingual ou palatino geralmente é aquele que se direciona diretamente ao ápice.

V - Uma variante étnica bem reconhecida é a alta incidência, comparada a outras populações, de segundos molares inferiores com uma raiz e um formato de C em asiáticos.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!