O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q719457 História

Não houve uma aceitação pacífica do sistema colonial português, o que gerou os movimentos contestatórios. Sobre o ensino dos movimentos de contestação ao poder proposto pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. No caso da Inconfidência Mineira, é possível que o professor discuta como a Revolução Americana inspirou a luta pela não aceitação das medidas metropolitanas consideradas ilegítimas ou abusivas.

II. No caso da Revolução de 1817, o professor poderá mostrar como os ideais de liberdade e república presentes na Revolução Francesa foram caros aos revolucionários pernambucanos na luta pela destituição do poder monárquico. Além disso, o aluno deve ter noções básicas sobre o período colonial brasileiro, destacando o período do séc. XVIII em Minas Gerais e a vinda da corte no séc. XIX.

III. O professor poderá trabalhar com a ideia de construção de um mito a partir da percepção de que Tiradentes foi escolhido como mártir e herói de um movimento de libertação do Brasil apenas no momento da Proclamação da República.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!