O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q997372 Pedagogia

No documento intitulado “Educação um Tesouro a Descobrir “, de Jacques Delors (1998), o autor afirma que: “Ante os múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social (p.11).” Acrescenta que, diante dos desafios da globalização, dos novos arranjos econômicos e políticos, os avanços tecnológicos impõem “Cada vez mais, o conceito de educação ao longo de toda a vida, dadas as vantagens que oferece em matéria de flexibilidade, diversidade e acessibilidade no tempo e no espaço. É a ideia de educação permanente que deve ser repensada e ampliada. É que, além das necessárias adaptações relacionadas com as alterações da vida profissional, ela deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir. Deve levar cada um a tomar consciência de si próprio e do meio ambiente que o rodeia, e a desempenhar o papel social que lhe cabe enquanto trabalhador e cidadão”. (p.18).

Avalie as informações a respeito dos principais desafios para a educação na atualidade.


I. Construção de novos paradigmas que contemplem as novas formas de construção do conhecimento.

II. Definição sobre a distribuição e redistribuição dos recursos financeiros, adotando parcerias público-privado para evitar desvios de verbas.

III. Compreensão de que a escola é uma instituição alheia às novas relações culturais, sociais e econômicas, principalmente após a expansão da tecnologia.

IV. Articulação entre saberes, metodologias, avaliação e processos de aprendizagem que promovam a conscientização, a participação e a emancipação dos sujeitos.


Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!