Uma criança recém-nascida apresenta massa palpável no flanco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471279 Medicina
Uma criança recém-nascida apresenta massa palpável no flanco esquerdo. A ultrassonografia evidenciou hidronefrose à esquerda. Qual a causa mais comum diante desse achado?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda hidronefrose congênita em recém-nascidos, ou seja, a dilatação do sistema coletor renal detectada ao exame físico (massa abdominal) e confirmada por ultrassonografia.

Justificativa da alternativa correta (C):
A anomalia de junção pieloureteral (ou estenose da junção pieloureteral – JUP) é a causa mais comum de hidronefrose congênita, responsável por aproximadamente 40% dos casos diagnosticados no período neonatal. Conforme o Projeto Diretrizes da AMB/CFM: “A obstrução da junção pieloureteral tem sido detectada no período antenatal e corresponde a 40% dos casos de hidronefrose. Acomete com maior frequência o lado esquerdo (60%).”

Clinicamente, a estenose da JUP pode se manifestar por massa abdominal palpável no flanco do recém-nascido, especialmente quando a dilatação é significativa. O diagnóstico é geralmente feito por ultrassonografia, que evidenciará dilatação da pelve renal e cálices, com ureter de calibre normal.

Análise das alternativas incorretas:

A) Ureterocele congênita: Apesar de causar hidronefrose, geralmente está associada a duplicidade do sistema coletor e é menos comum. O achado típico é a imagem cística intravesical ao ultrassom.

B) Válvula de uretra posterior: Exclusiva de meninos, tipicamente causa hidronefrose bilateral e outros sinais, como bexiga de paredes espessas e uretra dilatada. Não é a principal causa de hidronefrose unilateral, sobretudo à esquerda.

D) Estenoses congênitas: Termo amplo e inespecífico; a forma mais prevalente relacionada à hidronefrose é exatamente a estenose da JUP, nomeada especificamente na alternativa C.

Dicas para prova:
Fique atento à lateralidade (esquerda é mais comum), à unilateralidade da hidronefrose e ao termo "junção pieloureteral" como o local mais frequente de obstrução congênita.

Diretriz:
Segundo a AMB/CFM, página 1: “Com o advento da ultra-sonografia, a obstrução da junção pieloureteral tem sido detectada no período antenatal e corresponde a 40% dos casos de hidronefrose. [...] Acomete com maior frequência o lado esquerdo (60%).”

Resumo final: A anomalia de junção pieloureteral é a causa mais comum de hidronefrose em recém-nascidos, principalmente unilateral e à esquerda.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada aborda um caso de hidronefrose em uma criança recém-nascida, detectada por ultrassonografia, que é o acúmulo anormal de urina no rim devido a um problema de drenagem. A resposta correta é a alternativa C, Anomalia de junção pieloureteral. Esta condição é caracterizada por uma obstrução no local onde o rim se conecta ao ureter (a junção pieloureteral), que é a causa mais comum de hidronefrose em crianças. Essa obstrução impede o fluxo normal de urina do rim para a bexiga, levando ao acúmulo de urina e, consequentemente, à hidronefrose. As demais opções, como ureterocele congênita (A) e estenoses congênitas (D), são causas possíveis de obstrução do trato urinário, mas são menos frequentes em comparação com a anomalia de junção pieloureteral. A válvula de uretra posterior (B) é uma causa comum de obstrução do trato urinário em meninos, mas não está tipicamente associada com hidronefrose unilateral, como a observada no flanco esquerdo da criança do caso apresentado. Portanto, a escolha da alternativa C é a mais adequada, pois reflete a causa mais frequente de hidronefrose em recém-nascidos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo