A paralisia facial periférica ocorre devido à interrupção do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090245 Fonoaudiologia

A paralisia facial periférica ocorre devido à interrupção do influxo nervoso de qualquer um dos segmentos do nervo facial. O comprometimento resulta em paralisia completa ou parcial da mímica facial com repercussões de ordem estética e funcional dos músculos faciais. Dentre os fatores etiológicos, além das causas idiopáticas, destacam-se o trauma, o tumor e a infecção. A terapia fonoaudiológica visa a reabilitação da expressividade facial, fala, mastigação, deglutição e sucção. Sobre a paralisia facial, analise as afirmativas a seguir.


I. Os músculos faciais possuem unidades motoras pequenas, com função de movimentos finos e delicados, garantindo a precisão funcional. As fibras musculares têm estruturas adaptadas ao tipo de contração muscular exigida. As características anatomofisiológicas de cada músculo facial, isoladamente, determinam a estratégia de reabilitação.


II. A redução da força na oclusão labial implica em diminuição da pressão intraoral, na retenção de líquido na cavidade oral e estase de alimentos no vestíbulo, no lado contralateral à lesão, comprometendo as funções estomatognáticas. Eventualmente, os pacientes podem ter dificuldade para deglutir alimentos sólidos devido à diminuição salivar e paralisia nos músculos milo-hioideo e bucinador, ambos inervados pelo nervo facial.


III. Na reabilitação orofacial, utilizam-se recursos como manobras de deslizamentos orofaciais passivos e solicitação da execução funcional. Isso é realizado isotonicamente para aumento da força muscular ou isometricamente para manutenção do tônus muscular e controle de movimento.


Está correto o que se afirma em

Alternativas