Questões de Concursos

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1879027 Geografia
Leia o trecho abaixo.

Durante o solstício de dezembro, o Hemisfério Austral sofre a ação de algumas massas de ar. Nessa estação do ano, a dinâmica atmosférica se torna bastante dinâmica.

Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2010. p. 350. Sobre a ação das massas de ar em questão, na estação do ano destacada, analise as afirmativas a seguir.

I- Nessa estação do ano, sopram com mais intensidade os ventos alísios: os de nordeste, representados pela massa equatorial atlântica (mEa) e os de sudeste, representados pela massa tropical atlântica (mTa).
Il- A massa equatorial continental (mEc) estende seu domínio por quase todo o território brasileiro, com exceção do Nordeste, que permanece sob o domínio dos alísios de nordeste.
Ill- Na Amazônia ocidental, área de origem da massa equatorial continental (mEc), cria-se uma zona de instabilidade permanente, levando principalmente á ocorrência de chuvas de convecção.
IV- A massa tropical atlântica (mTa) dirige-se para as áreas de baixa pressão atmosférica do território nacional, principalmente para a zona litorânea, onde provoca chuvas orográficas ou de relevo no Sudeste.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas