O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q725981 Português
O novo e intratável HIV
FOLGAS DOS PACIENTES NOS TRATAMENTOS DÃO ORIGEM A UM VÍRUS SUPER­-RESISTENTE QUE  COQUETEL NENHUM CONSEGUE ABATER.
Cometeu excessos no carnaval e acabou se esquecendo da camisinha? A má noticia é que a Aids continua por  ai, vitimando cerca de 2 milhões de pessoas por ano ­ héteros e homossexuais,  viu? A péssima noticia é que ainda passando de uma pessoa pra outra uma variante do HIV que é resistente a todas as drogas conhecidas até hoje. 
Os cientistas deram a esse monstro microscópico o nome super HIV ou XDR ­ do inglês, extreme drug resistant,  ou extremamente resistente a drogas. Essa variante do vírus tem aparecido sobretudo nos países desenvolvidos. 
É neles que os pacientes têm acesso aos três grandes tipos de drogas já descobertos pela ciência: nucleosideos da protease. Como o HIV é extremamente mutante, na maioria dos casos os remédios são tomados de uma só vez. E esses novos vírus são resistentes aos três. 
Segundo o pesquisador Robert Smith?­ sim, o nome dele tem um ponto de interrogação ­, da Universidade de Ottawa, no Canadá,  se o tratamento é feito adequadamente, é muito difícil que o super HIV apareça. Mas os portadores esquecem­se de tomar  as drogas,  os níveis de remédios no organismo diminuem,  e os “filhos”  mutantes do HIV têm mais chances de prosperar gerando novas variantes. 
Voltando a falar com os foliões desprevenidos, quando um portador do vírus resistente infecta alguém, ele não transmite o HIV normal, mas o super, contra o qual ainda não existe tratamento. Os cientistas trabalham nisso,  mas resultados definitivos devem demorar muito tempo.
Galileu. 10 março de 2010. p.18 
Releia: “ Essa variante do vírus tem aparecido sobretudo nos países desenvolvidos. É neles que os pacientes têm acesso aos três grandes tipos de drogas já descobertos (...)” A respeito dos termos destacados, está correto afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!