O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q715877 Psicologia

As dificuldades de aprendizagem escolar se manifestam predominantemente entre crianças provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população. Analise as afirmações abaixo, a partir da concepção histórico-materialista, segundo Maria Helena Patto.

I. É necessário construir um quadro de referências histórico e sociológico que permita uma reflexão a respeito das concepções dominantes sobre o fracasso escolar numa sociedade de classes.

II. Historicamente, a escola tem adquirido significados diferentes para diferentes grupos e classes sociais, em função do lugar que ocupam nas relações sociais de produção.

III. Na sua origem, a preocupação com as diferenças individuais e seus determinantes, com a detecção dos normais e anormais, dos aptos e dos inaptos, facilitada historicamente pelo uso dos testes psicológicos, só poderia ocorrer no âmbito da ideologia da igualdade de oportunidades enquanto característica distintiva das sociedades de classes.

IV. Em vários momentos históricos, pesquisas científicas confirmaram aos educadores que a deficiência é do próprio aluno socialmente oprimido, propondo programas de educação compensatória que promovessem a igualdade de oportunidades.

Quais estão corretas?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!