O exame de colonoscopia está associado a um risco de bactere...
Segundo a diretriz da Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (American Society for Gastrointestinal Endoscopy- ASGE) publicada em 2015, a única situação abaixo em que a administração de antibióticos profiláticos antes da colonoscopia está indicada é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O foco da questão é a profilaxia antibiótica em colonoscopia, especialmente em pacientes com condições clínicas específicas que podem aumentar o risco de endocardite infecciosa—uma infeção grave do endocárdio, principalmente relevante para portadores de próteses cardíacas.
Justificativa da alternativa correta (A):
Pacientes com válvula cardíaca protética apresentam risco elevado de desenvolver endocardite infecciosa em caso de bacteremia transitória, que pode ocorrer durante procedimentos endoscópicos como a colonoscopia. Segundo a Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal (ASGE, 2015), a antibioticoprofilaxia só está recomendada para grupos de risco elevado, como portadores de válvulas protéticas, durante manipulação significativa da mucosa. Essas recomendações visam evitar complicações potencialmente fatais (ASGE, “Antibiotic prophylaxis for GI endoscopy”, 2015).
Análise das alternativas incorretas:
B) Portadores de prótese de quadril bilateral:
Embora próteses ortopédicas possam ser alvo de infecções hematogênicas, a colonoscopia não está associada a alto risco de bacteremia significativa a ponto de justificar a profilaxia. Diretrizes mostram que não há benefício comprovado na antibioticoprofilaxia para esses casos.
C) Portadores de stent metálico coronariano:
O risco de endocardite infecciosa nestes pacientes é baixo, pois o stent não é considerado fator de risco para infecções decorrentes de procedimentos endoscópicos digestivos. Portanto, não há indicação de profilaxia antibiótica.
D) Portadores de enxerto vascular aorto bi-ilíaco:
Apesar da presença do enxerto vascular, estudos e diretrizes não recomendam a profilaxia rotineira, já que o risco de bacteremia clinicamente relevante com colonoscopia permanece baixo.
Estratégia de prova: Muitas vezes as questões tentam confundir ao listar diferentes tipos de próteses em órgãos distintos. Foque sempre nas diretrizes oficiais e nos grupos com risco comprovado de endocardite infecciosa. Termos como “protético cardíaco” e “manipulação significativa da mucosa” são pistas importantes.
Citando obras de referência, o Harrison’s Principles of Internal Medicine reforça: “Profilaxia é indicada apenas em condições de risco elevado, como válvulas cardíacas protéticas.” (20ª ed., pág. 1496).
Conclusão:
A única indicação aceita para antibioticoprofilaxia em colonoscopia entre as opções apresentadas é paciente portador de válvula cardíaca protética, conforme recomendações da ASGE e consenso internacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo