O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q797552 Psicologia

De acordo com Arzeno (1995, p. 36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!