O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009326 Farmácia

A escolha de um agente antimicrobiano depende de inúmeros fatores, incluindo o local da infecção; uma variedade de fatores do hospedeiro; características do agente antimicrobiano, entre outros. Embora a seleção da terapia inicial para uma infecção seja frequentemente estabelecida em bases empíricas, a disponibilidade dos resultados de sensibilidade contribui para o sucesso da terapia. Em relação aos testes in vitro dos agentes antimicrobianos, julgue as afirmativas abaixo:


I – O teste de difusão em disco é um método simples que fornece um resultado quantitativo de suscetibilidade. Ele permite modificar facilmente a bateria de antibióticos testados, além de ser econômico em relação aos demais métodos.

II – O epsilômetro é uma tira plástica que contém um gradiente crescente de um dado antibiótico em um dos lados e uma escala de CIM contínua do lado oposto. A CIM obtida por meio do teste epsilômetro apresenta boa correlação com aquela obtida pelos métodos da diluição em ágar.

III – A resistência à oxacilina em Staphylococcus spp. transformou-se em um problema significativo. Comumente, essa resistência se deve a produção de uma PBP-2a alterada, mediada pelo gene mecA.

IV – Um teste fenotípico de triagem da resistência à oxacilina, recomendado pelo CLSI, descreve a utilização de um disco de oxacilina em ágar Muller Hinton por disco difusão para Staphylococcus aureus ou SCN.

V – Para estreptococos viridans, oriundo de isolado de um sítio corporal estéril que esteja implicado em uma infecção grave, por exemplo, endocardite, deve ser testado quanto à suscetibilidade à penicilina pelo método da CIM.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!