”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q267360 Literatura
”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano”

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.

( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente.

( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.

( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.

( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.

Alternativas