Na avaliação ultrassonográfica de varizes dos membros infer...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A questão cobra a técnica padronizada de mensuração da crossa da veia safena magna no estudo de varizes dos membros inferiores; o critério decisivo é a referência ao segmento proximal entre as válvulas terminal e pré-terminal, cerca de 3 cm abaixo da junção safenofemoral, o que torna a alternativa E a compatível com o padrão técnico consolidado.
- Para refluxo venoso superficial, pense em avaliação funcional com enchimento venoso adequado, preferencialmente em ortostatismo ou posição equivalente.
- Quando a questão falar em medir diâmetro venoso, o plano padronizado é transversal, não longitudinal.
- Em veias superficiais, refluxo patológico é maior que 0,5 s; se a alternativa trouxer 'até 0,5 s', o critério está invertido.
- Na safena magna proximal, valorize os marcos anatômicos da junção safenofemoral, especialmente o segmento entre as válvulas terminal e pré-terminal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo