O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q676471 Psicologia

Conforme afirma Abdala, em 2000 o álcool foi causa direta de 775000 mortes no mundo, podendo então ser considerado como responsável por 35% de todas as mortes e situações de invalidez constatadas no planeta. Assim, com relação à adicção não apenas do álcool, mas de substâncias psicoativas em geral, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Kolb atribui o início da adicção ao seu uso social, por meio do qual o sujeito, com o decorrer do tempo, percebe que os efeitos prazerosos causados por tais substâncias químicas reduzem o stress, as tensões internas e a ansiedade, passando a buscá-las com maior frequência até que seu consumo se torne compulsivo e chegue à dependência.

II. O que ocorre no indivíduo que faz uso abusivo de álcool pode ser chamado também de síndrome de dependência, definida pelo CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após repetido consumo de qualquer substância farmacológica, tipicamente associado ao desejo poderoso de tomar a droga, à dificuldade de controlar o consumo, à utilização persistente apesar das suas consequências nefastas, a uma maior prioridade dada ao uso da droga em detrimento de outras atividades e obrigações, a um aumento da tolerância pela droga e por vezes, a um estado de abstinência física.

III. Segundo Kaplan, os diagnósticos associados mais comumente ao alcoolismo são transtornos relacionados a outras substâncias (como tabaco, drogas químicas), transtornos de personalidade anti-social (a qual é comum preceder um transtorno alcoólico), transtorno do humor (depressão ou euforia) e transtornos da afetividade.

IV. Fenichel (1998) aponta que os sujeitos dependentes de drogas possuem o mesmo ponto de fixação pré-genital (oral) dos depressivos. Tais indivíduos apresentam certo déficit em controlar suas frustrações, buscando gratificações do meio externo para se estabilizar. Esta busca constante por provisões faz com que o sujeito crie um grau de submissão e dependência com os objetos provedores de amor. Entretanto, sabe-se que este objeto provedor de amor constante e eterno é um ideal impossível e inatingível, pois nenhuma pessoa ou algum substituto desta (drogas, hobby e outros) consegue suprir a necessidade narcísica deste sujeito.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!