O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q676452 Psicologia

A personalidade do indivíduo, para Erikson, se desenvolve através de uma sequência de estágios marcados por crises dominantes que necessitam ser superadas. Cada crise tem como referência pares sociais que auxiliam na integração e diferenciação da posição psicossocial, enfatizando o papel determinante do contexto social no desenvolvimento humano. Face ao exposto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A confiança básica se estabelece durante o estágio sensorial, a medida que a criança se desenvolve e se familiariza com as experiências sensoriais, começa a se identificar com as pessoas responsáveis pelo seu cuidado.

II. O estágio da diligência X inferioridade coincide com a educação forma escolar, a qual promove o contato da criança com a realidade, obrigando-a a lidar com a imaginação do estágio anterior frente as regras da realidade. O interesse pelo brincar da lugar ao interesse por situações produtivas e pelo manejo de instrumentos utilizados para trabalhar.

III. A preocupação em orientar e investir na geração seguinte caracteriza o estágio da Generatividade X Estagnação. Essa transmissão de valores sociais é uma necessidade para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade. A força que gera a preocupação com a continuidade, a generatividade, inclui a preocupação com a geração de novos seres, novos produtos e ideias, proporcionando o desenvolvimento da virtude do cuidado com as pessoas e pela criação humana.

IV. A integridade refere-se ao um senso de coerência que certamente corre um risco frente ao finitude e a perda das capacidades físicas, psíquicas e sociais. Nesta fase o sujeito é confrontado com o seu próprio ciclo de vida, após ter cuidado da continuidade da sociedade por meio do cuidade de pessoas, produtos e ideias e de ter se adaptado aos sucessos e fracassos da existência.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!