Paciente, 4 anos, tem episódios frequentes de vertigem súbi...
Considerando-se a principal hipótese diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O quadro é compatível com vertigem paroxística benigna da infância: pré-escolar com crises recorrentes e súbitas de vertigem, sintomas autonômicos como náuseas e palidez, sensação de medo, audiometria normal e exame neurológico/otoneurológico normal entre as crises; nessa hipótese, a alternativa sustentada pela epidemiologia clássica é a de maior prevalência no sexo feminino.
- Em criança pré-escolar com vertigem recorrente, súbita, autonômica e exame interictal normal, pense primeiro em VPBI.
- Na VPBI, use como eixo de decisão a associação com migrânea e não espere, como regra, alteração em audiometria ou testes vestibulares fora da crise.
- Ao analisar evolução, diferencie remissão ou migrânea futura de persistência do mesmo quadro vertiginoso na vida adulta.
- Não conclua epilepsia apenas por medo e palidez em crises paroxísticas se o restante do quadro fecha melhor com síndrome migranosa da infância.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo