O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

2020 está cheio de oportunidades, assine agora e aumente suas chances!

Assinar agora!

Questões de Concursos

Q706918 Psicologia

Diversos autores contribuíram para o psicodrama no contexto clínico. Bowen (1988) se destacou como marco teórico no tratamento de famílias, casais e indivíduos. A teoria do autor enfatiza a compreensão das famílias como sistemas naturais que conseguem abranger todos os aspectos do interjogo da vida familiar, dentro de um conjunto conceptual e consistente. (Gershoni, 2008.)

Considerando os conceitos de Bowen e suas respectivas definições, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A diferenciação do eu é a capacidade de se autodeterminar em pensamentos, sentimentos e ação, ao mesmo tempo que se mantém em relação com outras pessoas significativas.

( ) O processo de projeção familiar acontece quando as projeções em um filho prosseguem até a idade adulta e se transmitem a seus descendentes. O processo de indiferenciação pode transpor gerações, com erosões adicionais na diferenciação do eu.

( ) Quando surge ansiedade num sistema de duas pessoas, desenvolve-se um triângulo. Um trio se torna um triângulo, quando uma das partes não consegue se movimentar sem criar distância entre os dois. A triangulação é uma ameaça à diferenciação do eu.

( ) No processo de transmissão multigeracional um dos filhos é destacado. Esse filho tende a ser o primogênito ou o caçula, ou aquele que se diferencia em gênero dos demais irmãos. Há casos em que a posição da criança em relação aos irmãos se assemelha ao de um genitor.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!