O art. 17 do Estatuto da Pessoa Idosa trata das possibilidad...
Nesse contexto, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: Lei nº 10.741/2003, art. 17, caput: “À pessoa idosa que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.” Como a alternativa C reproduz essa regra geral, é a correta; a substituição dessa vontade por curador, familiares ou médico só ocorre nas hipóteses excepcionais do parágrafo único.
- Primeiro identifique a regra geral do dispositivo; no art. 17, a regra é a autonomia da própria pessoa idosa se estiver no domínio das faculdades mentais.
- Depois confira se a alternativa está tratando de hipótese excepcional; se estiver, exija os requisitos exatos do parágrafo único.
- Para atuação do médico, memorize o critério legal correto: iminente risco de vida e ausência de tempo hábil para consulta a curador ou familiar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo