A radioatividade é um fenômeno que resulta da emissão de en...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UECE-CEV Órgão: CBM-CE Prova: UECE-CEV - 2025 - CBM-CE - Soldado |
Q3560995 Química
A radioatividade é um fenômeno que resulta da emissão de energia por átomos, provocada em decorrência de uma desintegração, ou instabilidade, do núcleo de elementos químicos. Com relação à radioatividade, considere as seguintes afirmações:

I. Em transformações nucleares, o núcleo do átomo sofre alterações.
II. A radioatividade das partículas alfa, beta e das ondas gama são as mais comuns.
III. Quando um átomo instável emite uma partícula beta, aumenta-se o número atômico em uma unidade.
IV. Quando um átomo instável emite uma partícula alfa, diminui-se o número atômico em duas unidades.

É correto o que se afirma em
Alternativas