O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009043 Medicina

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), em outubro de 2003, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o azul da prússia para o tratamento de pacientes que foram expostos e contaminados com níveis prejudiciais de césio-137 (137Cs) ou tálio. Esses agentes radiativos são também utilizados por terroristas para a fabricação de bombas químicas, que seriam inaladas ou ingeridas pelas vítimas. Com base nos seus conhecimentos sobre o césio-137, tálio e antídotos para à exposição à radiação, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Convencionalmente, o 137Cs é utilizado em vários aparelhos destinados ao tratamento de determinadas neoplasias.

II- O tálio não radiativo é empregado industrialmente como veneno de rato enquanto o tálio radiativo é usado em pequenas quantidades na obtenção de imagens.

III- O azul da prússia é administrado oralmente, em adultos e adolescentes, em uma dose de 3g, uma única vez ao dia, para combater a exposição à radiação ao tálio e/ou césio.

IV- O azul da prússia também é conhecido como hexacianoferrato cúprico.

V- Após administração oral, o azul da prússia atua capturando os íons césio e tálio presentes no trato gastrintestinal e interrompe a reabsorção para a circulação sistêmica.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!