Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a malária é a mais imp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1009039 Farmácia

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a malária é a mais importante doença parasitária dos seres humanos, acometendo centenas de milhões de pessoas por ano. Quatro espécies de plasmódio comumente causam a malária humana e embora todas espécies possam causar doença significativa, o P. falciparum é o responsável pela maioria das complicações graves e mortes. Diversas classes de fármacos antimaláricos estão disponíveis atualmente. Em relação a estes fármacos, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I- A cloroquina permanece sendo o medicamento preferencial para tratamento do P. falciparum sensível e de outras espécies de malária humana.

II- A cloroquina é contraindicada em pacientes com psoríase ou porfiria embora seja considerada segura na gravidez e para crianças pequenas.

III- As doses terapêuticas de primaquina comumente causam um conjunto de sintomas chamado cinchonismo que compreende zumbido, cefaleia, náuseas, tontura, rubor e distúrbios visuais.

IV- A febre hemoglobinúrica é uma doença grave e rara que inclui hemólise acentuada e hemoglobinúria em cenário de terapia com quinina para malária.

V- A mefloquina é ativa contra os estágios hepáticos de todos os parasitas da malária humana, constituindo o único agente disponível ativo contra os estágios hipnozoítos latentes do P. vivax e P. ovale.

Alternativas