O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q1009036 Biologia

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a esquistossomose está entre as doenças parasitárias mais importantes no mundo, afetando entre 200 e 300 milhões de indivíduos. As espécies mais importantes que afetam os humanos são: Schistosoma mansoni, Schistosoma japonicum, Schistosoma mekongi, Schistosoma haematobium e Schistosoma intercalatum. Em relação a estas espécies, julgue as afirmativas abaixo e marque a opção correta:


I- O Schistosoma mansoni adulto vive principalmente na veia porta e na distribuição da veia mesentérica inferior.

II- Os ovos de Schistosoma japonicum são bem ovais, medindo de 75 a 90 µm por 60 a 68 µm e apresentam uma espícula lateral grande característica que emerge da sua lateral, próxima a uma de suas extremidades.

III- Na esquistossomose urinária, causada pelo Schistosoma haematobium, um dos sintomas mais precoces e comuns de infecção é a hematúria, especialmente no final da micção.

IV- Os ovos do Schistosoma intercalatum apresentam uma espícula terminal, ocorrem principalmente nas fezes e medem 140 a 240 µm por 50 a 85 µm.

V- Os ovos do S. japonicum são menores que os ovos do S. mekongi. Excetuando-se o fator tamanho, os ovos do S. japonicum são indistinguíveis dos ovos do S. mekongi.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!