Mulher de 35 anos é avaliada por tosse e sibilos, ocorrendo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2219969 Medicina
Mulher de 35 anos é avaliada por tosse e sibilos, ocorrendo várias vezes durante a semana, não relacionados ao exercício. Ela tem uma história de asma, que foi previamente bem controlada com budesonida, e está usando salbutamol inalatório cinco vezes por semana, com boa resposta. Seus sintomas a acordaram uma vez no mês passado. Ela nega tabagismo e não relata sintomas adicionais e nenhum gatilho ambiental. Ao exame físico: os sinais vitais são normais; saturação de oxigênio: 96%; tórax com sibilos expiratórios.
Nesse momento, é recomendado associar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão:

Tema central: O caso aborda o manejo farmacológico da asma persistente em um adulto jovem, com piora do controle clínico dos sintomas.

Análise Clínica e Interpretação: Paciente de 35 anos, asmática, refere sintomas frequentes (tosse e sibilos) várias vezes por semana e despertares noturnos por sintomas no último mês. Faz uso regular de corticosteroide inalatório (budesonida) e recorre ao salbutamol (β₂-agonista de curta duração) cerca de cinco vezes/semana.

Essa frequência de sintomas e o uso repetido de β₂-agonista indicam asma não controlada com a terapia atual.

Justificativa da Alternativa Correta (D – Salmeterol):
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Asma do Ministério da Saúde (2021):
“Pacientes que permanecem sintomáticos com corticosteróide inalatório em baixa dose devem ter um β₂-agonista de longa duração associado…”.
O salmeterol é um β₂-agonista de longa duração (LABA), e sua associação com corticosteroide inalatório é a conduta padrão para pacientes com sintomas persistentes, proporcionando melhor controle da asma e redução das exacerbações, como mostram revisões do UpToDate e diretrizes da GINA.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A) Bamifilina: Metilxantina, não faz parte do tratamento de primeira linha. Possui mais efeitos colaterais e menor eficácia que LABAs.
  • B) Prednisona: Corticoide sistêmico, usado para episódios agudos graves ou exacerbações, não para manutenção.
  • C) Tiotrópio: Anticolinérgico de longa duração, reservado para casos específicos de asma grave ou comorbidade DPOC, não indicado neste cenário.
  • E) Azitromicina: Antibiótico, não é usado na manutenção nem há sinais de infecção nessa paciente.

Dicas para Prova:
Fique atento a palavras-chave no enunciado (“persistente”, “sintomas várias vezes/semana”, “uso frequente de SABA”). Lembre-se: a manutenção da asma prioriza primeiro aumentar o tratamento inalatório antes de recorrer a medicamentos sistêmicos. Confirme sempre os critérios de controle pela frequência de sintomas e pelo uso de SABA.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um caso clínico de uma mulher com asma que, apesar de estar em tratamento com budesonida e salbutamol, ainda apresenta sintomas semanais e despertares noturnos. Isso indica que o controle da doença não está adequado. O salmeterol, resposta correta da questão (D), é um broncodilatador de longa duração que, quando associado a corticoides inalatórios como a budesonida, melhora o controle da asma. A associação do salmeterol seria uma estratégia para reduzir as exacerbações e melhorar a qualidade de vida da paciente. As outras alternativas (A - bamifilina, B - prednisona, C - tiotrópio, E - azitromicina) não são as primeiras escolhas para o controle da asma em uma paciente sem outros sintomas ou fatores de risco específicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo