O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q684853 Geografia
A estrutura etária da população brasileira vem passando por importantes mudanças, principalmente nas últimas décadas do século XX, conforme demonstram as pirâmides etárias abaixo. Essas alterações refletem importantes transformações na sociedade brasileira e fornecem subsídios importantes para o melhor planejamento de políticas públicas.  


Analise as afirmações que se pode inferir a respeito das pirâmides etárias e marque a alternativa CORRETA.

I – O Brasil avança em sua transição demográfica, seguindo uma tendência já verificada em outros países, especialmente os países ricos, ou seja, uma redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida da população.

II – As taxas de natalidade no país estão em queda, fato evidenciado pelo relativo estreitamento da base da pirâmide etária. A queda das taxas de natalidade no país apresenta forte relação com o processo de urbanização do país.

III – O relativo alargamento do corpo e do ápice da pirâmide etária brasileira revela que nosso país iniciou um processo de envelhecimento populacional, o que exigirá do governo melhorar a eficiência do sistema previdenciário em função do maior número de aposentados.

IV – Considerando o aumento percentual de pessoas idosas, se faz necessário desenvolver ações que aumentem o percentual de trabalhadores formais, de modo a aumentar o número de contribuintes, em relação ao de beneficiários da previdência social.

V – O aumento da população de idosos e a redução da população na faixa etária jovem não acarretará nenhum problema socioeconômico para o país, pois esses indicadores revelam o aumento da qualidade de vida da população.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!