O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Concursos

Q781837 Enfermagem

Leia o trecho a seguir para responder à questão.

“A anemia é um dos principais problemas de saúde pública mundial, sendo definida como a condição na qual a concentração de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. Cerca de 50% dos casos acontecem por deficiência de ferro por consequência de dieta insuficiente em ferro. Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde mostram que a prevalência entre menores de cinco anos é de 20,9%, sendo de 24,1% em crianças menores de dois anos. Em mulheres em idade fértil, a prevalência de anemia observada foi de 29,4%. As necessidades de ferro durante os primeiros anos de vida e durante a gestação são muito elevadas, por isso recomenda-se a adoção de medidas complementares ao estímulo à alimentação saudável, com o intuito de oferecer ferro adicional de forma preventiva.”

(Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/34170-anemia-no-brasil-a-importancia-da-prevencao-e-controle.html e http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_suplementacao_ferro_condutas_gerais.pdf)

A suplementação profilática com sulfato ferroso tem sido uma boa medida de prevenção da anemia no Brasil. O esquema de administração da suplementação profilática de sulfato ferroso para as crianças, que estejam em aleitamento materno exclusivo, recomendado pelo Ministério da Saúde prevê: