Bombas térmicas são projetadas com a finalidade de
aquecer um corpo ou uma região de interesse (por
exemplo, um quarto durante o inverno). A finalidade da
bomba de calor é retirar uma quantidade de calor Qr do
meio externo (que está a uma temperatura Tt e funciona
como reservatório térmico) e fornecer um calor Qq para um
reservatório térmico do sistema de aquecimento que está
a uma temperatura Tq. O coeficiente de rendimento da
bomba térmica em cada ciclo é, portanto, igual à razão
Qq/W, onde W é o trabalho realizado sobre a substância
de trabalho da máquina térmica e tanto o Qq quanto W são
dados em Joules. O rendimento da bomba térmica será
maior quanto maior for o calor cedido ao reservatório
térmico do sistema de aquecimento. Considerando que,
em um inverno rigoroso, a temperatura externa é de -10º
Celsius e a temperatura do reservatório térmico do
sistema de aquecimento é de 80º Celsius, e considerando
que 0º Celsius corresponde a 273,2 K, qual o rendimento
máximo que poderia ser obtido por uma bomba térmica
operando nessas condições climáticas, utilizando gás ideal
como substância de trabalho (cujo número de mols
permanece constante)?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Veja como esse erro impacta seu desempenho geral. Ver estatísticas