O acidente radioativo de Goiânia, com o radionuclídeo césio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3811008 Física
O acidente radioativo de Goiânia, com o radionuclídeo césio-137 (137 55Cs), ocorrido em 13 de setembro de 1987, foi o maior acidente radioativo da história do Brasil e um dos piores do mundo. O desastre em Goiânia começou devido a um descarte inadequado de um aparelho de radioterapia abandonado. A violação da cápsula de chumbo, que continha um pó azulado emitindo radiação, 137 55Cs, provocou o acidente que envolveu, direta e indiretamente, diversas pessoas. Assim como em Goiânia, um ano antes, e em Chernobyl, na Ucrânia, um acidente nuclear ocorreu por uma combinação infeliz de erros humanos e falhas na concepção do reator. Uma reação em cadeia incontrolável dentro do reator causou um aumento acentuado na temperatura, resultando na fusão das barras de combustível, em uma explosão de vapor e em um incêndio. Ambos os acidentes evidenciaram os riscos da radioatividade, como queimaduras, mutações genéticas, aumento de casos de câncer e mortes. Esses efeitos se devem à interação da radiação emitida com biomoléculas.
Com base na contextualização apresentada, indique a alternativa que corresponde aos tipos de radiação que apresentam maior e menor poder de penetração, respectivamente, nos tecidos humanos. 
Alternativas