O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2012 Banca: FUNIVERSA Órgão: CBM-AP Prova: FUNIVERSA - 2012 - CBM-AP - Soldado Músico |
Q707257 Matemática

      Pitágoras é conhecido atualmente por seu famoso teorema. O que muitos ignoram é que ele foi responsável por muitas outras descobertas. O lema da escola pitagórica — Tudo é número — permite perceber que Pitágoras e seus discípulos buscavam traduzir em números a harmonia da natureza. 

                                    

      Em uma de suas pesquisas mais interessantes, Pitágoras formulou princípios de acústica para cordas vibrantes. Ele observou que cordas semelhantes, sujeitas à mesma tensão, apresentam tons harmônicos quando seus comprimentos estão em razões específicas.

      Assim ele determinou, por exemplo, que, se uma corda vibra em Dó, a corda semelhante, com o dobro do comprimento desta, também vibrará em Dó, porém uma oitava abaixo. Se a razão entre os comprimentos das cordas semelhantes for de 3 para 2, elas vibrarão em tons em um intervalo de quinta (intervalo de 5 tons). Para cordas semelhantes de comprimentos na razão de 4 para 3, os tons se apresentam em um intervalo de quarta. Ou seja, se a menor das cordas vibra em Dó, a outra, de comprimento igual a 4/3 do comprimento da primeira, vibrará em um tom de Sol imediatamente inferior.

      Esses princípios são usados até hoje nos instrumentos de corda. Os trastes que se encontram no braço de um violão servem exatamente para que a corda seja dividida nas razões específicas que geram os diferentes tons.

      Os pitagóricos observaram, ainda, que os tons harmônicos, em intervalos de quarta e quinta, correspondem a comprimentos de cordas iguais às médias entre os comprimentos de cordas que vibram com intervalos de uma oitava.

Considere duas cordas semelhantes, sujeitas à mesma tensão, cujos comprimentos são tais que elas vibram em um intervalo de quarta. Sabe-se que uma delas tem 60 cm de comprimento. Dessa forma, qual pode ser o comprimento da outra?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!