O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

+300.000 alunos estão intensificando seu ritmo de estudos. E você?

Conheça nossos planos

Questões de Concursos

Q936183 Português

Leia, atentamente, os textos a seguir.


Texto I


Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e dos conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.


Texto II


Apesar de o aluno ter saído de casa com muito antecedência, chegou atrasado ao campus universitário para assistir à chamada que definiria os finalistas do exame de proficiência, porque o trânsito estava congestionado devido à paralisação dos caminhoneiros. Depois de tudo isso, não lhe restou alternativa a não ser se conformar e esperar, sem perder a paciência.”

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Avalie o que se informa sobre coesão textual no Texto I e o que se diz sobre as palavras ou expressões em destaque no Texto 2.


I. O elemento coesivo "apesar de" introduz uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, embora tenha saído de casa com muita antecedência, o aluno acabou se atrasando para assistir à chamada dos finalistas.

II. O pronome relativo "que" tem como principal propósito retomar a expressão "campus universitário", presente em uma oração anterior.

III. A conjunção subordinativa adverbial "porque" inicia uma oração que exprime ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal.

IV. A expressão "Depois de tudo isso" faz uma espécie de resumo, de síntese dos acontecimentos, como uma retomada do que foi dito anteriormente.


Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!