Não há um parâmetro para julgar o que é certo, o que é normal. São questões complexas. De certa forma, todos
fazem julgamentos sobre a normalidade, uma vez que expressam opiniões sobre a saúde mental dos outros (e talvez
deles mesmos). É claro que os diagnósticos formais sobre transtornos psicológicos são feitos por profissionais da
saúde mental. Ao fazê-los, os clínicos contam inúmeros critérios para a análise de comportamentos patológicos, entre
os quais podemos citar: