O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Concursos

Q685243 Psicologia

Analise as afirmativas abaixo, existentes na relação médico-paciente, de acordo com Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual.

I - Indução iatrogênica é o método através do qual o médico controla o seu paciente, buscando restabelecer seu quadro por meio de prescrição medicamentosa.

II - Pode haver uma introjeção positiva ou negativa do paciente, levando à identificação positiva ou à identificação negativa. Obviamente, é a introjeção-identificação positiva que leva à possibilidade de uma compreensão ou empatia do médico.

III- Quando os fenômenos transferenciais do paciente não são muito intensos, ele consegue ver o médico mais ou menos como ele é, não deformando muito a imagem interna que tem deste.

IV - Quando os vínculos transferenciais são muito fortes e profundos, dois tipos de sentimentos surgem no médico em relação ao paciente: amor ou ódio, sendo o paciente visto, inconscientemente, como uma figura representativa do passado, capaz, portanto, de provocar tais reações .

V - Sentir-se enfermo provoca ansiedade - consciente ou inconscientemente - contra a qual se mobilizam as defesas psicológicas. No caso de sintomas somáticos, há sempre uma ameaça, potencial que seja, à nossa integridade física ou mesmo à nossa subsistência. As defesas mais usadas, portanto, são a racionalização e a negação.

Assinale a opção correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!