“Um paciente de 55 anos apresenta quadro de cefaleia holocra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737352 Medicina
“Um paciente de 55 anos apresenta quadro de cefaleia holocraniana súbita, de muito forte intensidade há seis horas, evoluindo com síncope. Ao acordar apresentava em seu exame físico rigidez de nuca. O médico suspeitou de hemorragia subaracnoide.” De acordo com o caso, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: O caso clínico trata de hemorragia subaracnoide (HSA), destacando uma importante complicação metabólica pós-evento: a hiponatremia, frequentemente causada por síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH). Reconhecer essas complicações é fundamental para o manejo neurológico adequado e prevenção de piora clínica.

Justificativa da alternativa correta (D): Na HSA, a SIADH surge por disfunção hipotalâmica, comum após o sangramento cerebral. Esta síndrome provoca retenção hídrica pelo excesso inadequado de ADH, resultando em hiponatremia com euvolemia (sem sinais de hipovolemia). O paciente descrito apresenta hiponatremia, mas mantém o status volêmico estável, cenário típico da SIADH pós-HSA. Esta associação está em conformidade com as evidências científicas: “A hiponatremia é detectada em 30 a 50% dos casos de HSA, com a SIADH como principal causa.” (UpToDate; Harrison’s, 21ª ed., Seção sobre Distúrbios de sódio).

Análise das alternativas incorretas:

A) Tomografia contrastada: A confirmação de HSA se faz preferencialmente por tomografia computadorizada sem contraste. O contraste pode mascarar sangue subaracnoide, dificultando o diagnóstico precoce. Diretriz da American Heart Association (AHA 2023): “A TC sem contraste é o exame inicial recomendado na suspeita de HSA.”

B) Etiologia venosa: A causa mais comum de HSA espontânea em adultos é a rotura de aneurisma sacular arterial, em especial em artérias do polígono de Willis — e não malformação venosa, que é rara exceto em pacientes mais jovens ou com histórico compatível.

C) Compressão do V par craniano: Os aneurismas da artéria comunicante posterior tipicamente comprimem o III par (oculomotor), levando a ptose palpebral e midríase. Compressão do V par (trigêmeo) é rara neste contexto.

Estratégias de prova: Atente-se aos detalhes semióticos essenciais: cefaleia súbita, rigidez de nuca e síncope sinalizam HSA. Já a hiponatremia sem hipovolemia, no contexto de lesão neurológica aguda, é pista para SIADH. Palavras como “sem hipovolemia” são essenciais, evitando confusões com outras causas, como perda renal ou cerebral de sal.

Referência clínica: “SIADH deve ser suspeitada sempre que houver hiponatremia com euvolemia em pacientes neurológicos.” (Harrison’s, 21ª ed., Capítulo 374)

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra D. Isso porque a presença de cefaleia holocraniana súbita, de forte intensidade, associada a síncope e rigidez de nuca sugere fortemente uma hemorragia subaracnoide, que é uma emergência médica. Nesse caso, a hiponatremia pode ser um sintoma da síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH), que pode ser desencadeada pela hemorragia subaracnoide. Portanto, é importante suspeitar dessa síndrome para providenciar o tratamento adequado e prevenir possíveis complicações. A tomografia computadorizada contrastada pode ser útil para confirmar o diagnóstico de hemorragia subaracnoide, mas não é a resposta mais adequada para essa questão específica. A rotura de malformação vascular venosa e a compressão do V par craniano não são as causas mais comuns para esse caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo