O Japão sofreu ontem seu maior terremoto desde o início dos ...
Desta vez, o terremoto, de 8,9 graus (mais forte que o do Haiti, que matou 200 mil em 2010), gerou ondas de até 12 m que devastaram o nordeste japonês, especialmente Sendai, cidade mais próxima do epicentro. As mortes confirmadas até ontem eram 373, com 741 desaparecidos, mas a imprensa do Japão já as estima em mais de mil.
(Folha de S. Paulo, 12.03.2011)
Essa tragédia no Japão tornou-se especialmente grave porque