Um paciente será submetido a uma cirurgia abdominal de gran...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Em cirurgia abdominal de grande porte, o alto risco de TEV exige profilaxia farmacológica quando não há contraindicação absoluta ao anticoagulante; como o risco de sangramento é moderado, a estratégia mais adequada é associar enoxaparina em dose profilática a método mecânico.
- Se o risco de TEV é alto e não há contraindicação absoluta ao anticoagulante, a profilaxia farmacológica deve estar presente na resposta.
- Risco moderado de sangramento não equivale, por si só, a proibição de heparina em dose profilática; muitas vezes reforça a escolha combinada com método mecânico.
- Em cirurgia geral, deambulação precoce, meias elásticas e outros métodos mecânicos isolados não bastam para paciente de alto risco quando anticoagulação é possível.
- Diferencie sempre dose profilática de anticoagulação plena: aumentar a intensidade anticoagulante sem indicação terapêutica específica torna a conduta inadequada e mais hemorrágica.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo