O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verifica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1667137 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verificação do metabolismo anormal da glicose, sendo um componente vital para o controle da diabetes. Analise as proposições sobre a causa desse metabolismo anormal.


I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.

II- números aumentados de receptores de insulina.

III- deficiência da absorção intestinal de glicose.

IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a avaliação do metabolismo anormal da glicose, particularmente no contexto da diabetes, por meio do exame de Glicemia de Jejum. Essa análise é fundamental para identificar e compreender as causas subjacentes de distúrbios glicêmicos.

Justificativa para a alternativa correta (E - apenas I, III e IV):

I - Incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina: Esta é uma das causas mais comuns de diabetes tipo 1, onde há destruição autoimune das células beta, resultando em deficiência absoluta de insulina.

III - Deficiência da absorção intestinal de glicose: Embora menos comum, problemas na absorção intestinal podem alterar a glicemia e, indiretamente, o metabolismo da glicose. No entanto, é importante notar que essa proposição é mais relevante para condições que afetam a absorção de carboidratos.

IV - Incapacidade do fígado metabolizar glicogênio: O fígado desempenha um papel crucial no armazenamento e liberação de glicose. Problemas no metabolismo do glicogênio podem levar a alterações significativas na glicemia, especialmente em jejum, devido à liberação inadequada de glicose.

Análise das alternativas incorretas:

II - Números aumentados de receptores de insulina: Na realidade, a resistência à insulina está associada à redução da eficácia dos receptores de insulina, não ao aumento do número. A resistência é uma característica central do diabetes tipo 2, onde apesar da quantidade normal ou aumentada de insulina, a resposta celular é inadequada.

Ao analisar as proposições, é crucial lembrar que o metabolismo glicêmico anormal pode resultar de múltiplos fatores, interagindo de maneiras complexas. Compreender essas interações é essencial para o diagnóstico e manejo eficaz da diabetes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

V - I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.

X - II- números aumentados de receptores de insulina.

Números reduzidos de receptores de insulina.

V - III- deficiência da absorção intestinal de glicose.

V - IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.

Letra E.

Bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo