O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verifica...
O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verificação do metabolismo anormal da glicose, sendo um componente vital para o controle da diabetes. Analise as proposições sobre a causa desse metabolismo anormal.
I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.
II- números aumentados de receptores de insulina.
III- deficiência da absorção intestinal de glicose.
IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.
Está(ão) CORRETA(S)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a avaliação do metabolismo anormal da glicose, particularmente no contexto da diabetes, por meio do exame de Glicemia de Jejum. Essa análise é fundamental para identificar e compreender as causas subjacentes de distúrbios glicêmicos.
Justificativa para a alternativa correta (E - apenas I, III e IV):
I - Incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina: Esta é uma das causas mais comuns de diabetes tipo 1, onde há destruição autoimune das células beta, resultando em deficiência absoluta de insulina.
III - Deficiência da absorção intestinal de glicose: Embora menos comum, problemas na absorção intestinal podem alterar a glicemia e, indiretamente, o metabolismo da glicose. No entanto, é importante notar que essa proposição é mais relevante para condições que afetam a absorção de carboidratos.
IV - Incapacidade do fígado metabolizar glicogênio: O fígado desempenha um papel crucial no armazenamento e liberação de glicose. Problemas no metabolismo do glicogênio podem levar a alterações significativas na glicemia, especialmente em jejum, devido à liberação inadequada de glicose.
Análise das alternativas incorretas:
II - Números aumentados de receptores de insulina: Na realidade, a resistência à insulina está associada à redução da eficácia dos receptores de insulina, não ao aumento do número. A resistência é uma característica central do diabetes tipo 2, onde apesar da quantidade normal ou aumentada de insulina, a resposta celular é inadequada.
Ao analisar as proposições, é crucial lembrar que o metabolismo glicêmico anormal pode resultar de múltiplos fatores, interagindo de maneiras complexas. Compreender essas interações é essencial para o diagnóstico e manejo eficaz da diabetes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
V - I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.
X - II- números aumentados de receptores de insulina.
Números reduzidos de receptores de insulina.
V - III- deficiência da absorção intestinal de glicose.
V - IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.
Letra E.
Bons estudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo