Paciente do sexo feminino, com 58 anos, com história prévia ...
Considerando o caso clínico acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Os achados clínicos e laboratoriais descritos no caso clínico acima são considerados fatores de risco associados a mau prognóstico, segundo o American College of Gastroenterology (ACG).
( ) Deverá ser considerada a possibilidade de CI, o fato da paciente em sua história clínica, possuir em seu passado uma cirurgia vascular devido a aneurisma de aorta abdominal com colocação de prótese.
( ) O primeiro exame a ser solicitado para a paciente deverá ser uma tomografia sem contrate endovenoso, pois são sinais encontrados neste exame edema e espessamentos da parede intestinal, mostrando sinais do “alvo” ou “duplo-halo”, que refletem episódios de isquemia transitória, que são específicos para CI.
( ) Se solicitar uma colonoscopia, esta deverá ser precoce, menos de 48 horas após o início dos sintomas, e poderá mostrar edema da mucosa, friabilidade, enantema e áreas intercaladas de palidez, achados que conferem o diagnóstico de CI para a paciente.