A respeito das cefaleias nos serviços de emergência, marque...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O critério decisivo é a relação da cefaleia com a posição: na hipertensão intracraniana, a dor tende a piorar em decúbito, ao despertar e com Valsalva; piora em ortostatismo é típica de hipotensão intracraniana/hipotensão liquórica. Assim, a alternativa D descreve padrão posicional incorreto e é a falsa.
- Em cefaleia secundária, valorize o efeito da posição: piora em decúbito aponta para hipertensão intracraniana; piora em pé sugere hipotensão liquórica.
- Na urgência, intensidade da dor sozinha não define neuroimagem; o critério decisivo é padrão habitual versus mudança de padrão e presença de sinais de alarme.
- Na cefaleia tensional, foto ou fonofobia podem ocorrer, mas isso não autoriza confundir com quadro migranoso típico.
- Na suspeita de trombose venosa cerebral, lembre que TC com venografia é alternativa diagnóstica aceitável quando a RM com venografia não está disponível.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo