“Segundo o Censo Demográfico 2022, do total de 203,1 milhões...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3909804 Geografia
“Segundo o Censo Demográfico 2022, do total de 203,1 milhões de pessoas que vivem no país, 177,5 milhões (87,4%) residiam em áreas urbanas, enquanto 25,6 milhões (12,6%) estavam em áreas rurais. Em relação a 2010, quando o grau de urbanização foi de 84,4%, houve aumento de 16,6 milhões de pessoas morando em áreas urbanas e queda de 4,3 milhões vivendo em áreas rurais”.

(Fonte:https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41901-censo-2022-87-da-populacao-brasileira-vive-em-areas-urbanas).

Analise as assertivas a seguir:

I – O Brasil possui mais de 5500 municípios, sendo que muitos deles são economicamente deficitários. A criação de novos municípios implica mais despesas para os poderes estadual e federal.
II – A definição de áreas urbanas no Brasil segue parâmetros funcionais definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) após a 2ª Guerra Mundial, quando a urbanização avançava de forma acelerada em países periféricos.
III – A criação e gestão das regiões metropolitanas (RM) é de competência da esfera federal, tendo em vista que, em muitos casos, as diversas RM englobam municípios de mais de uma unidade da federação.
IV – A expansão do perímetro urbano favorece o aumento da arrecadação tributária das municipalidades.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: O decisivo era comparar as assertivas II, III e IV com a base legal indicada: a definição de área urbana no Brasil não decorre de parâmetro funcional da OCDE, a instituição de regiões metropolitanas é estadual, e a expansão do perímetro urbano favorece a arrecadação municipal. Isso elimina II e III e preserva IV, restando a alternativa E.

Tema central: Urbanização e competência territorial
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque inclui II e III. A II erra ao atribuir a definição de áreas urbanas no Brasil a parâmetros funcionais da OCDE; pela base, o critério legal brasileiro tradicional é a delimitação do perímetro urbano por lei municipal. A III também erra porque a Constituição atribui aos Estados, e não à União, a instituição de regiões metropolitanas.
B
Errada
Incorreta porque depende de II e III como verdadeiras, e ambas são falsas. A menção à OCDE não corresponde ao critério legal brasileiro tradicional de urbano/rural, e a competência para regiões metropolitanas não é federal, mas estadual.
C
Errada
Incorreta porque afirma III como correta. Isso contraria diretamente a regra constitucional indicada na base: regiões metropolitanas são instituídas pelos Estados mediante lei complementar, não pela esfera federal.
D
Errada
Incorreta porque inclui II. O erro específico está em trocar o critério legal brasileiro tradicional, baseado no perímetro urbano definido por lei municipal, por supostos parâmetros funcionais da OCDE.
E
Certa
A alternativa E está correta porque reúne I e IV sem incluir as assertivas falsas. A I é compatível com a organização territorial brasileira e com os custos administrativos da criação de municípios. A IV também é verdadeira porque a ampliação do perímetro urbano favorece o aumento da arrecadação tributária municipal. Já II erra ao atribuir a definição de urbano/rural a parâmetros funcionais da OCDE, e III erra ao indicar competência federal para as regiões metropolitanas.
Pegadinha da questão
A questão explorou duas confusões reais: tomar classificação funcional internacional como se fosse o critério legal brasileiro de urbano/rural e deslocar para a União uma competência que a Constituição atribui aos Estados no caso das regiões metropolitanas.
Dica para questões semelhantes
  • Em questão sobre região metropolitana, confira primeiro a competência constitucional: a regra é estadual, não federal.
  • Em questão sobre urbano e rural no Brasil, diferencie critério legal de classificação funcional: na base tradicional, urbano decorre do perímetro definido por lei municipal.
  • Se a assertiva tratar de expansão do perímetro urbano, verifique o efeito sobre a base de tributação urbana municipal antes de avaliar conclusões fiscais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vejam, na II é critério

/parâmetro é político Administrativo e na III é competência do Estado por lei complementar Estadual a criação e desmembramentos de RM.

Acertei por não ter uma opção com a I, II e IV, senão errava, porque não consegui entender nada do que dizia a II afirmativa

A definição de área urbana no Brasil não segue critérios funcionais da OCDE.

No Brasil, tradicionalmente, a classificação entre área urbana e rural é definida pela legislação municipal, que estabelece o perímetro urbano.

Ou seja:

  • Área urbana = definida por lei municipal.
  • Não é uma classificação baseada nos critérios da OCDE.

A criação das Regiões Metropolitanas é competência dos estados, e não da União.

Isso está previsto no Constituição Federal de 1988:

Mesmo quando há integração entre municípios, a competência continua sendo estadual. Quando envolve mais de um estado, trata-se de outras formas de organização, não de uma região metropolitana instituída pela União.

PMBA2026

GABARITO E

I- CORRETO

II-A afirmação está errada porque a definição de área urbana no Brasil não segue parâmetros da OCDE. O critério brasileiro é jurídico e administrativo, definido pelas leis de cada município (perímetro urbano), e compilado estatisticamente pelo IBGE, e não por organismos internacionais.

III-A afirmativa está errada porque a Constituição Federal de 1988 estabelece que a criação e a gestão das regiões metropolitanas são de competência dos Estados, e não da União.

IV- CORRETO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo