O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q675848 Jornalismo

Considerando a ética jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Jornalistas que atuam em editorias como economia ou política não devem, em condição alguma, aceitar que suas fontes lhe paguem viagens, hospedagem em hotéis ou refeições. Já os profissionais da editoria de Turismo podem aceitar, sem problema algum, o pagamento de viagens para produção de reportagens nos locais a serem visitados.

II. O jornalista é um trabalhador intelectual à serviço da democracia e do direito à informação, o que o impede de aceitar suborno, presentes ou atender “pedidos especiais”. É a função que limita a prática do ser humano.

III. Na prática, jornalista é estritamente aquele o profissional que leva informações ao público em geral. O assessor de imprensa exerce um ofício diferenciado. Ele não é contratado para divulgar o que o público tem o direito de saber, mas o que seu “cliente” ou empregador tem interesse em difundir.

IV. Na busca por informações, o jornalista pode quebrar regras e até invadir a privacidade de cidadões quando necessário para garantir uma informação relevante e de interesse coletivo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!