O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q675845 Jornalismo

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Por todos os cantos do Brasil, há muitos jornalistas mal remunerados. Para melhorar a renda, grande parte se divide entre dois empregos, duas funções. Em um período atua como assessor de imprensa em empresas públicas ou privadas, depois segue para uma jornada dentro de uma redação de jornal, rádio ou TV. Os códigos de ética condenam esta prática. Por que?

I. O jornalista que além de atuar em rádio, TV, jornal ou revista também acumula a função de assessor de imprensa incorre em conflito de interesses elementares. Quando os interesses de seus “assessorados” estiverem em jogo, como ele irá proceder? Vai preservar a informação ou a imagem do “cliente externo”?

II. São duas ocupações igualmente dignas. E não há nada de errado em exercer as duas funções ao mesmo tempo, quando o profissional sabe exercer o seu papel em cada uma das funções separadamente.

III. A independência e a integridade do jornalista, como dos órgãos de imprensa, precisam ser mais que verdadeiras: precisam ser explicitas. Torná-las explícitas não é exibicionismo, é um sinal de respeito ao público.

IV. Cada situação deve ser analisada separadamente. Não se pode generalizar. Não é porque há conflito de interesses que não se possa gerar informação de qualidade.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!