O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Questões de Concursos

Q724842 Atualidades

                                                          EXCERTO 2

     A energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste. Com a queda nas represas de hidrelétricas, a energia gerada pelos ventos ganha cada vez mais importância na região.

     Os parques instalados na região de Amontada (costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas) estão entre os mais eficientes do planeta. Enquanto, no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí, esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual. Para se ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1% e, na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, é de 18,5%.

    A diferenciação do vento do Nordeste deriva de sua qualidade – forte e constante – que fez a região despontar como uma das maiores fronteiras eólicas do mundo.

                                                                                                                  (Estadão, 19/06/2016, com adaptações.)

Considerando o EXCERTO 2 e o tema por ele abordado, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.

O Brasil possui uma matriz energética diversificada, considerada uma matriz mais limpa em relação a outros países, em razão das baixas emissões dos gazes de efeito estufa. No período de 2004 a 2014, o Brasil aumentou em 75% a produção de energia elétrica pelo bagaço de cana. Essa tecnologia de aproveitamento da cana-de-açúcar é de origem nacional.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!