🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do E...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937583 História

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue o item a seguir.

A produção de açúcar para exportação, empregando-se mão de obra de trabalhadores escravizados, foi praticada em latifúndios nas ilhas atlânticas portuguesas, como nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A produção de açúcar para exportação, empregando-se mão de obra de trabalhadores escravizados, foi praticada em latifúndios nas ilhas atlânticas portuguesas, como nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde.

Gabarito: Certo

"Portugal procurou criar as condições para o Brasil se enquadrar no pacto colonial. Os portugueses concentraram seus esforços para a colônia se transformar num grande produtor de açúcar de modo a abastecer a demanda do mercado internacional e beneficiar-se dos lucros de sua comercialização.

Além da crescente demanda consumidora por esse produto, havia mais dois fatores importantes que estimularam o investimento na produção açucareira. Primeiro, os portugueses possuíam experiência e tinham sido bem-sucedidos no cultivo da cana-de-açúcar em suas possessões no Atlântico: nas ilhas Madeira, Açores e Cabo Verde. Segundo, as condições do clima e do solo do nosso litoral nordestino eram propícias a esse plantio."

Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/economia-colonial-cana-e-trabalho-escravo-sustentaram-o-brasil-colonia.htm

Correto.

Sempre bom lembrar que, justamente por esses motivos,foi fácil a implantação dessa produção no brasil colônia, pois eles já detinham o conhecimento prático do trabalho da cana.

1479 : È assinado o tratado de alcaçovas de toledo que garantia a posse de Portugal sobre as ilhas atlântica de ( madeira , cabo verde , açores ) a Espanha ficava com as ilhas cánarias

Ø Espanha : ilhas canarias

 

Ø Portugal : Cabo verde ,Açores ,Madeira ( produção açúcar)

fonte : meus resumos

Espanha : ilhas canarias

 

Portugal : Cabo verde ,Açores ,Madeira ( produção açúcar)

CERTA

Vejamos no século XV , período das grandes navegações , Portugal introduziu a produção de açúcar nas ilhas do Atlântico que foi de grande importância econômica para pais .

Grandes latifúndios nessas ilhas teve a utilização sistema denominado "Plantation", que utilizava mão de obra escrava, podemos citar como exemplo as ilhas:  

-Açores;

-Madeira; 

-Cabo Verde. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo