O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Descontos de 3º lote só até 20/01. Não perca a novidade da parceria com o Direção Concursos. EU QUERO!

Questões de Concursos

Q727550 Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
“É preciso problematizar o que significa falar em um ensino de Matemática contextualizado, vinculado ‘ao real’, mostrando a complexidade de um empreendimento desse tipo. Ao apontar para tal complexidade, no entanto, é evidente que meu argumento não tem por objetivo defender um ensino de Matemática asséptico, neutro, onde as contas “secas” sejam a tônica, de modo que não haja “qualquer risco” de ambigüidade. O ponto a ser destacado aqui é que não podemos ser ingênuos em pensar que basta trazer estas ‘contas secas’ para um contexto que estaremos realizando um ensino de Matemática menos tradicional, que produza outros efeitos sociais que não sejam os conectados com a reprovação e o fracasso escolar”. (KNIJNIK, 1996, p. 129)
A respeito do ensino de matemática nas séries iniciais do Ensino fundamental considere as afirmativas a seguir.
I. Ao se trabalhar determinado conteúdo dentro da sala de aula é preciso primeiro problematizar o “saber popular” e usá-lo como ponto de partida para se ensinar matemática.
II. É fundamental dentro do processo ensino-aprendizagem a alteração de “como ensinar” para “como os alunos aprendem e o que podemos fazer para favorecer este aprendizado”. Para isso, devemos entender que os conteúdos direcionam o processo ensino-aprendizagem e que devemos oportunizar situações em que os educandos interajam com o objeto de conhecimento e estabeleçam suas hipóteses para que estas sejam, posteriormente, confirmadas ou reformuladas.
III. Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é considerada uma das finalidades importantes do ensino da Matemática. A resolução de problemas é considerada uma situação de aprendizagem, em que o aluno se confronta com questões às quais não consegue responder de forma imediata, mas que o levam a refletir no como e no porquê, sempre na procura da solução.
Estão corretas as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!