O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q908546 Farmácia

No período de abril a dezembro de 2007, um estudo observacional prospectivo foi realizado por Noblat et al (2007) para determinar a prevalência de admissão hospitalar por Reações Adversas a Medicamentos (RAM). O estudo foi desenvolvido em quatro hospitais gerais de ensino de Salvador, (Bahia), todos referências para o Sistema Único de Saúde do Estado. Os pacientes, cuja causa de admissão foi uma RAM, foram acompanhados até a alta hospitalar, para análise das taxas de morbidade e mortalidade, tempo de internação e sequelas relacionadas às RAMs. Os resultados encontrados foram: prevalência de admissão por RAM 0,56% e corrigida (expostos) de 2,1%, com 316 casos. O tempo médio de hospitalização por RAM foi de 12,3 dias. Os principais grupos farmacológicos envolvidos foram antineoplásicos, antibióticos e diuréticos, afetando pele, sistema gastrointestinal e hematológico. Reações certas ou provadas corresponderam a 70%, 80% dos casos do tipo A, com 90% recuperáveis e um óbito


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as RAMs, segundo a classificação proposta por Rawlins e Thompson (1977).


( ) As RAMs do tipo A são referidas como efeitos tóxicos ou secundários, os quais podem ser explicados pelo mecanismo de ação dos fármacos.

( ) Incluem-se na categoria de RAM do tipo B as reações previsíveis, sendo possível sua identificação já em estudos de Fase III.

( ) RAMs produzidas por medicamentos podem subdividir-se em dois grandes grupos: A e B.

( ) RAMs do tipo A são imprevisíveis e, geralmente, de maior gravidade.


Marque a alternativa com a sequência correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!