Observe a charge a seguir.(Fonte: Capa da Revista Careta (RJ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3503296 História

Observe a charge a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


(Fonte: Capa da Revista Careta (RJ), 17 de fevereiro de 1934. Adaptado)


A charge, intitulada “O Velho Cordão da Gente Nova”, mostra, em primeiro plano, um grupo de homens formalmente vestidos, apresentados como foliões, liderados por Getúlio Vargas, que carrega uma bandeira com os dizeres “Há uma forte corrente a nosso favor”. Ao fundo, vê-se uma multidão fantasiada, em alusão ao carnaval de rua.


Assinale a opção que identifica corretamente um elemento do Governo Provisório de Getúlio Vargas representado na charge. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Governo Provisório de Getúlio Vargas, que durou de 1930 a 1934, foi um período de transição política no Brasil, marcado pela centralização do poder e pela atuação de Vargas como chefe do governo provisório, após a Revolução de 1930.

Ele suspendeu a Constituição de 1891 e fechou o Congresso, as assembleias estaduais e as câmaras municipais.

Com o fim do domínio dos coronéis e das antigas oligarquias sobre os estados. No lugar foram empossados os interventores federais, e alguns dos seus ministros, líderes aliados de Vargas e que deveriam cumprir as ordens do Executivo federal nos estados, como constava no Código dos Interventores.

Que estranho: A continuidade da influência das oligarquias da República Velha no governo de Getúlio Vargas?

Eu pensei que era a B: As reformas inovadoras implementadas por Getúlio Vargas que ameaçavam os interesses das oligarquias políticas.

Em Juiz de Fora, o Partido Republicano Mineiro (PRM) passa para a oposição, forma a Aliança Liberal com os segmentos progressistas de outros estados e lança o gaúcho Getúlio Vargas para a presidência, tendo o político paraibano João Pessoa como candidato a vice-presidente.

''Isso aconteceu depois da política Café com leite dar errado, entao a Oligarquia mineira apoiou getulio''.

 O presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada diz em discurso, ainda em 1929, ''façamos a revolução pelo voto antes que o povo a faça pela violência'' . Esta frase foi vista como a expressão do instinto de sobrevivência de um político experiente e um presságio: Minas Gerais, se aliando ao Rio Grande do Sul e aos tenentes, consegue preservar sua oligarquia. Uma revolução que fosse feita só pelos tenentes teria derrubado também o PRM (Partido Republicano Mineiro) do poder em Minas Gerais e o PRR do poder no Rio Grande do Sul.

ESSA QUESTÃO AI, ELA É BEM CHATA, mas tem que estudar muito a fundo sobre essa epoca. Eu consegui respoder ela certo pq tenho um PDF que explica todos os momentos da historia brasileira.

Perfeito, Abner. Eu me concentrei nas oligarquias paulistas.

gabarito (A)

no governo provisório de Vargas 1930 até 1934 houve fortes e influências das oligarquias principalmente mineira e militares, um dos primeiros atos do governador Getúlio Vargas foi nomear os militares como interventores, interventores eram para governar os estados e municípios ,essa medida era uma forma de dar mais privilégio para os militares e os mineiros como vista centralizar seu poder mais para frente. uma das medidas para provar isso foi a revolução de 1932 em São Paulo a qual tinha como pressuposto uma nova constituição para o país

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo