O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance de garantir sua Assinatura ilimitada com preço especial de lançamento. Aproveite! EU QUERO!

Questões de Concursos

Q911777 Psicologia

Fiorini (2004) propôs contribuições para a compreensão da Psicoterapia Breve. Sobre essas contribuições, coloque V (Verdadeira) ou F (falso), afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


( ) Uma terapêutica breve organiza seus recursos de forma fixa e os organiza em função de uma avaliação voltada para a queixa do paciente, de seu grau de enfermidade e do potencial adaptativo de sua personalidade: elabora sua estratégia levando em conta quais capacidades se acham invadidas por conflitos.

( ) No âmbito da assistência institucional em equipe, o terapeuta é não apenas o agente da psicoterapia, mas também o supervisor e coordenador do conjunto de atividades terapêuticas. Sua relação com o paciente se torna mais complexa pelo fato de manter, ao mesmo tempo, contatos com o paciente e com seus familiares, bem como outra série de vínculos indiretos.

( ) Com a Psicoterapia Breve, será possível ou não obter melhoras mais que transitórias, dependendo o resultado do quadro clínico, da estrutura básica da personalidade, do nível evolutivo para o qual se regride na crise, assim como de diversas condições grupais e situacionais.

( ) No processo em Psicoterapia Breve, Fiorini apontou os pilares sobre o quais se constrói um sistema de influências de mudança, são eles: a ativação egoica e elaboração de um foco. Sobre a relação de trabalho estabelecida entre paciente e psicoterapeuta, afirmou não ser um ponto de sustentação do processo terapêutico.

( ) Sobre as mudanças produzidas pelas psicoterapias, um ponto a ser destacado é o da heterogeneidade das zonas de mudança, visto que tais mudanças podem se dar de modo simultâneo ou sucessivo sobre aspectos intrapessoais, interpessoais ou situacionais. Toda tentativa de conceituar as mudanças em psicoterapia deverá partir dessa pluralidade de zonas e níveis de ação terapêutica.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!