O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q709689 Engenharia Química e Química Industrial

Com relação aos fundamentos de trocadores de calor, classificados em função da configuração do escoamento e do tipo de construção desses equipamentos, analise as afirmativas abaixo .

I - Em um trocador de calor de tubos concêntricos, a configuração paralela refere-se à situação em que os fluidos quente e frio entram pela mesma extremidade, escoam no mesmo sentido e deixam o equipamento também na mesma extremidade. Já na configuração contracorrente, os fluidos entram por extremidades opostas, escoam em sentidos opostos e também saem do equipamento em extremidades opostas.

II - Existem trocadores de calor tubulares com e sem aletas. Em um trocador com feixe tubular aletado, as aletas permitem a mistura do fluido, ou seja, o movimento do fluido ocorre na direção transversal à do escoamento principal, o que faz a temperatura variar em ambas as direções . Já em um trocador com feixe tubular não-aletado, o fluido não se movimenta na direção transversal, o que impede a mistura e a variação de temperatura com o fluido na direção principal do escoamento.

III- Em um trocador de calor de casco e tubos, geralmente, são instaladas chicanas para aumentar o coeficiente convectivo no fluido do lado do casco, o que induz turbulência e um componente de velocidade na direção do escoamento cruzado. As chicanas apoiam fisicamente os tubos , reduzindo a vibração desses tubos provocada pelo e s coamento.

Assinale a opção correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!